>
(61)3436-5255
Clique e baixe o cartão de visitas
Centro de Especialidades Pediátricas
Ir para o conteúdo

Menu principal:

CEPResponde


Qual a idade normal para a primeira menstruação da menina?
A Dra. Elaine Moura, pediatra com área de atuação em endocrinologia, responde:


A puberdade é o processo de maturação biológica que, através de modificações hormonais, culmina com o aparecimento de caracteres sexuais secundários, aceleração da velocidade de crescimento e aquisição de capacidade reprodutiva da vida adulta.

A puberdade é uma fase de grandes mudanças físicas, emocionais e psicológicas, sendo assim, gera grande número de dúvidas e preocupações nos pais e familiares.

Considera-se precoce o aparecimento de caracteres sexuais secundários antes dos 9 anos, nos meninos e antes dos 8 anos, nas meninas. As meninas costumam apresentar uma ordem de surgimento dos caracteres sexuais, que costumam iniciar com o aumento das mamas, seguido pelo aumento dos pêlos pubianos e por último, pelo aparecimento da primeira menstruação. Normalmente, a primeira menstruação aparece cerca de 2 anos após o surgimento das mamas, então, em torno dos 10 anos de idade.

Os casos de aparecimento de caracteres sexuais antes das idades acima mencionadas, devem ser investigados. Entretanto, mesmo que a criança apresente o desenvolvimento dos caracteres sexuais dentro da faixa etária esperada, todas as crianças em puberdade devem realizar um acompanhamento para avaliação do crescimento, do ganho de peso e, também, do grau de aquisição dos caracteres sexuais.

O acompanhamento é a melhor forma para adequada orientação dos pais e dos pacientes para esta fase especial da vida, a puberdade.

Este texto tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.
Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança com saúde!

Veja outros temas como:
O que é a febre? A Dra. Asta Brandão, pediatra do CEP, responde
Como prevenir a elevação do colesterol na infância? A Dra. Aline Souza, nutricionista do CEP, responde

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal