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Como preparar um lanche escolar saudável?
A Dra. Aline Souza, Nutricionista do CEP responde:


O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil e com certeza a alimentação escolar influencia muitos nisso.

Seguem algumas dicas que irão ajudar:

- Negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação;

- Evitar monotonia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches e as cores para a criança sentir prazer e desejar comer;

- Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche;

- Sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;

- Sempre pergunte dos lanches dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;

- Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, bisnaguinha integral, sanduíches tipo wrap (vide imagem ao lado), barras de cereais, biscoitos integrais.

- As geleias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração;

- Quando for biscoitos ou bolachas não se deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separar as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco da criança passar da quantidade adequada;

- Orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas. O pão de queijo, enroladinho, esfirra e torta são boas opções.

- Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem de beber água. Avise a professora para lembrar o seu filho de tomar a água.

- Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.

Sempre consulte um profissional Nutricionista para saber a melhor opção no caso do seu filho.

Esta resposta tem caráter educativo para esclarecimento e orientação dos pais.
Leve seu filho ao pediatra regularmente. Criança feliz é criança com saúde!

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